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Olá Alunos de Pedagogia 5ºsemestre UNISA este blog foi criado para organizar os textos e atividades desenvolvidas em sala de aula, aproveitem
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
O Desequilíbrio Tecnológico
O desequilíbrio tecnológico
Leopoldo Meis
Professor Titular de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de
Janeiro. Autor de O método científico,
Os países que geraram a revolução científica continuam sendo responsáveis pela maior parte das novas descobertas feitas a cada ano. Entre estes, Estados Unidos, Inglaterra, Japão, França, Alemanha, Rússia, Canadá e Itália ocupam lugar de destaque. Cerca de 70% dos novos trabalhos científicos publicados anualmente se originam desses países. Esses oito países representam somente 15% da população mundial. O resto do planeta, 85% da população mundial, produz em conjunto somente 25 a 30% do novo saber gerado a cada ano.
Há, portanto, uma dicotomia entre as populações do mundo, um pequeno grupo que produz conhecimento, de um lado, e uma grande maioria que consome conhecimento, do outro. Consumimos produtos derivados de novos conhecimentos quando compramos novos medicamentos, utilizamos as telecomunicações, as informações de satélites artificiais necessárias para a meteorologia, a climatologia, etc. Os países com maior desenvolvimento científico e econômico aprenderam a controlar o crescimento de suas populações e, como resultado, somente 10% de todos os jovens de 0 a 24 anos vivem nos países desenvolvidos e 90% dos jovens vivem em países em vias de desenvolvimento.
O grande desafio para a educação da ciência no planeta é, portanto que:
“Os países de menor desenvolvimento científico são os responsáveis pela educação da maior parcela de jovens do planeta.”
O cotidiano da nova era tecnológica requer dos jovens que entram no mercado de trabalho uma formação científica e tecnológica cada vez maior. Portanto, se não vencermos este desafio, o poço existente entre os países desenvolvidos e os países em vias de desenvolvimento vai se acentuar cada vez mais.
Disponível em http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/161930Metodocientifico.pdf. Acesso agosto, 2010.
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