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Olá Alunos de Pedagogia 5ºsemestre UNISA este blog foi criado para organizar os textos e atividades desenvolvidas em sala de aula, aproveitem



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Projeto - Evolução dos Sapos



Plano de Aula


Duração: 1 semestre

Ano: 3º ano

Disciplina: Ciências, Português e Artes

Objetivos: estudar a metamorfose, reprodução, alimentação e anatomia dos sapos.

Conteúdo:

* O sapo é um animal anfíbio:

( animais vertebrados que possuem uma fase de vida terreste e outra aquática);
* Existem quase 5 mil espécies de sapos na natureza;

* A maior parte das espécies vive próximas aos rios e lagos, pois a fêmea (rã) necessita de água para colocar seus ovos. Os girinos (filhotes) também necessitam de água para sobreviverem;

* Algumas espécies possuem glândulas na cabeça, onde produzem um veneno tóxico para espantar ou até mesmo matar outros animais que ofereçam algum tipo de perigo;

*Apesar de possuir poucos predadores na natureza, os principais são as cobras e aves de grande porte;

* A principal fonte de alimento dos sapos são os insetos. Capturam os insetos utilizando suas grandes línguas;

* A pele do sapo é mais rugosa e seca do que a da rã (fêmea);

* Espécies mais conhecidas no Brasil: Sapo -Cururu e Sapo-Boi.


Características Principais:


Peso: 400 gramas (macho) e 1,5 kilos (fêmea);

Comprimento: Macho ( 12 cm aproximadamente) e fêmea (25 cm aproximadamente);

Reprodução: A fêmea põe 30 mil avos por ano (aproximadamente).


Fonte: http:// suapesquisa.com/ecologiasaude/anfibios/



Anfíbios

Representados por sapos, rãs e pererecas ( em geral, terrestres), salamandras (terrestres ou de água doce) e cecílias ou cobras-cegas (encontrados em solo úmidos), foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre, principalmente graças á presença de pulmões e de dois pares de patas (ou pernas) , mais ainda são dependentes da água ( daí o nome do grupo: anfi = duplo; bio= vida), sobretudo em relação a reprodução com uma larva aquática, chamada de girino.

Em geral a pele é lisa, sem escamas, mantida úmida graças a glândulas mucosas, assim ela tem o papel importante na respiração do animal adulto. Presa na extremidade anterior da boca, a língua é usada na captura de insetos e outras presas, a cavidade nasal comunica-se com a bucal através das coanas, o que permite a entrada de ar mesmo com a boca fechada. Muitos possuem glândulas paratóides, que se abrem nos lados da cabeça, atrás dos olhos e liberam veneno quando conmprimidas.

A fecundação geralmente é externa. O macho abraça a fêmea e, á medida que ela elimina os óvulos, ele lança os espermatozóides. Do ovo forma-se o girino, larva com cauda, sem pernas e de respiração branquial. Ele evolui para o estado adulto passando por metamorfoses, que no caso dos sapos implicam a regressão da cauda e das brânquias e o desenvolvimento das pernas e dos pulmões.

Os anfíbios são divididos em 3 ordens:

Anura: ( anuros, sapos, rãs e pererecas) possuem pernas, mas não cauda.

Urodela: (urodelos, salamandras e tritões) possuem pernas e caudas ( em algumas espécies de salamandras, a larva chamada de axolote, não termina a metamorfose e forma um indivíduo sexualmente maduro.

Gymnophiona (gymnofionos ou apodes; cecílias) apresentam corpo alongado e sem pernas.


fonte: http://www.portalimpactocom.br/

Metodologia
Confeccionaremos cartazes com as crianças na sala de aula, e eles deverão levar figuras de diferentes sapos e trazer informações básicas (nome científico e região que habita).

Iremos cuidar de girinos e e acompanhar seu crescimento no dia a dia, dentro de um aquário que ficará constantemente em sala de aula. Toda a semana iremos fazer anotações em um livrinho confeccionado pelas crianças e pela professora. Ao final todos levarão consigo o caderninho para casa.

Avaliação:

As crianças deverão ser avaliadas no decorrer das aulas e em cada atividade realizada em sala de aula e fora dela.








































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