Duração: 1 semestre
Ano: 3º ano
Disciplina: Ciências, Português e Artes
Objetivos: estudar a metamorfose, reprodução, alimentação e anatomia dos sapos.
Conteúdo:
* O sapo é um animal anfíbio:
* Existem quase 5 mil espécies de sapos na natureza;
Anfíbios
Representados por sapos, rãs e pererecas ( em geral, terrestres), salamandras (terrestres ou de água doce) e cecílias ou cobras-cegas (encontrados em solo úmidos), foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre, principalmente graças á presença de pulmões e de dois pares de patas (ou pernas) , mais ainda são dependentes da água ( daí o nome do grupo: anfi = duplo; bio= vida), sobretudo em relação a reprodução com uma larva aquática, chamada de girino.
Em geral a pele é lisa, sem escamas, mantida úmida graças a glândulas mucosas, assim ela tem o papel importante na respiração do animal adulto. Presa na extremidade anterior da boca, a língua é usada na captura de insetos e outras presas, a cavidade nasal comunica-se com a bucal através das coanas, o que permite a entrada de ar mesmo com a boca fechada. Muitos possuem glândulas paratóides, que se abrem nos lados da cabeça, atrás dos olhos e liberam veneno quando conmprimidas.
A fecundação geralmente é externa. O macho abraça a fêmea e, á medida que ela elimina os óvulos, ele lança os espermatozóides. Do ovo forma-se o girino, larva com cauda, sem pernas e de respiração branquial. Ele evolui para o estado adulto passando por metamorfoses, que no caso dos sapos implicam a regressão da cauda e das brânquias e o desenvolvimento das pernas e dos pulmões.
Os anfíbios são divididos em 3 ordens:
Anura: ( anuros, sapos, rãs e pererecas) possuem pernas, mas não cauda.
Urodela: (urodelos, salamandras e tritões) possuem pernas e caudas ( em algumas espécies de salamandras, a larva chamada de axolote, não termina a metamorfose e forma um indivíduo sexualmente maduro.
Gymnophiona (gymnofionos ou apodes; cecílias) apresentam corpo alongado e sem pernas.
fonte: http://www.portalimpactocom.br/
Metodologia
Confeccionaremos cartazes com as crianças na sala de aula, e eles deverão levar figuras de diferentes sapos e trazer informações básicas (nome científico e região que habita).
Iremos cuidar de girinos e e acompanhar seu crescimento no dia a dia, dentro de um aquário que ficará constantemente em sala de aula. Toda a semana iremos fazer anotações em um livrinho confeccionado pelas crianças e pela professora. Ao final todos levarão consigo o caderninho para casa.
Avaliação:
As crianças deverão ser avaliadas no decorrer das aulas e em cada atividade realizada em sala de aula e fora dela.
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