Bem Vindos

Olá Alunos de Pedagogia 5ºsemestre UNISA este blog foi criado para organizar os textos e atividades desenvolvidas em sala de aula, aproveitem



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Trabalho Terrário para Educação Infantil




PLANO DE AULA - Grupo de Elenice e Edilaine e cia.


Terrário - Ciclo da Água - Educação Infantil.


A GOTINHA PLIM PLIM










DISCIPLINA: Ciências Naturais;

TURMA: Educação Infantil - 4 e 5 anos;

DURAÇÃO: 2 horas;


OJETIVO GERAL:

  • propiciar condições de construir uma visão da realidade;



  • compreender o mundo material, físico e social;



  • explorar de modo integrado as categorias conceituais de tempo e espaço.

OBJETIVO ESPECIFICO:

  • adquirir o conceito de ciclo da água na natureza.

CONTEÚDO: O ciclo da água.


DESENVOLVIMENTO: Em roda iniciar a conversa sobre o ciclo da água na natureza, levantando conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Anotar em um cartaz as hipóteses dos alunos. Após discussão, mostrar os slides e contar a histórinha: "A gotinha Plim Plim"; conversar novamente com os alunos, revendo as hipóteses que foram apresentadas anteriormente.

OBJETIVO ESPECIFICO:

  • Observar o ciclo da água.

DESENVOLVIMENTO: Produzir com as crianças um terrário, com os matérias adequados, estimulando-os a observar e relatar oralmente o que veem; a professora irá anotar os relatos em outro cartaz e fixar na parede da sala, em seguida pedir aos alunos que desenhem o que foi observado, criando assim um mural coletivo sobre a observação do ciclo da água, realizada através da experiência em sala.





O terrário: é um recipiente de vidro com pedras, carvão, terra e plantas que permite observar o funcionamento do mundo natural.







RECURSOS MATÉRIAIS:

  • Data-show para apresentação da história "A gotinha Plim Plim";

  • Cartaz de papel pardo e caneta esferográfica;

  • Vidro (tipo aquário) para montagem do terrário;

  • Pedras, carvão, areia e terra com húmus;

  • pequenas mudas de vegetais, como samambaia, avenca e musgo.

AVALIAÇÃO:

Em roda dialogar com as crianças sobre o conhecimento adquirido na experiência realizada, registrando então suas conclusões através de ilustrações.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e Desporto, Secretária de Educação Fundamental: Brasília: MEC/SEF,1998.3v.:il


Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Portal do Professor: Ciclo da água [on-line]. Brasília: out, 2008, Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15176, acesso em: 12 nov. 2010.

MONTE, Marisa; BROWN, Carlinos; ANTUNES, Arnaldo. Água também é mar. Rio de Janeiro: EMI, 2000. CD ( Memórais, Crônicas e Declarações de Amor).

PINTO, Gerusa Rodrigues. A Gotinha Plim Plim. Coleção: Encanto e Ternura. Ilustração: Vermelho, Hugo Mattos da Silva. Belo Horizonte: Fapi, s/d. 13p.

PORTO, Amélia; RAMOS, Lízia; GOULART; Sheila. Asas para voar: ciências - ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2008.


Revista Nova Escola. Terrário para observar o ciclo da água [on-line]. São Paulo: Abril, nov, 2007. Disponível em : http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/terrario-observar-ciclo-agua-423021.shtml, acesso em: 12 nov. 2010.


São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações Curriculares: Expectativas de Apresendizagens e Orientações Didáticas para Educação Infantil/ Secretaria Municipal de Educação - São Paulo: SME/DOT, 2007. 152p.


USP(SP). Ciência à Mão: Como montar um terrário? [on-line]. São Paulo: 2006/8. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-1 ,acesso em 12 nov. 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário